Por
14/09/2017

Cada vez mais as compras pela internet vêm ganhando espaço entre as pessoas. A comodidade, tranqüilidade e principalmente o fato de não precisar se deslocar da sua casa são os pontos principais.

Os números apontam que a maioria hoje dos consumidores fazem suas compras direto pela internet, mais precisamente 59%, isso faz com que o comércio digital dê um salto muito grande.

Compras pela internet
Os consumidores que fazem uso do comércio eletrônico para adquirir produtos, muitas vezes deixam passar detalhes os quais são de grande importância para seus direitos.

Para que se evitem alguns incômodos bem chatos podemos buscar algumas informações bastante proveitosas para quem busca esse tipo de compra pela internet.

- Credibilidade nos sites – este é considerado um dos principais pontos para quem faz uso da internet para compras ou serviços.

Buscar informações sobre todo e qualquer site é muito importante, geralmente é importante saber a credibilidade do site, se informar sobre reclamações da empresa, buscar informações em sites de busca.

Para facilitar sua busca por essas informações poderá achá-las no site do PROCON: www.procon.pr.gov.br, para isso, basta inserir a sigla do seu estado no local em vermelho.

O fornecedor deve ter CNPJ, é preciso conter no site todas as informações do mesmo.

- Entrega – ficar atento a entrega também é bem válido, já que o atraso pode ocasionar em alguns aborrecimentos, principalmente quando se trata de um presente.

Observe bem as cobranças de taxas de entrega e o frete. Vale um alerta para promoções e propagandas muito chamativas e muito absurdas.

- Segurança – um dos itens mais importantes, já que é preciso verificar essa parte, afinal, você estará cadastrando seus dados e documentos como RG e CPF.

Direito do Consumidor
Com todas as facilidades as quais foram trazidas com a chegada da internet, é bem normal que o número de compras de produtos e serviços através do uso da internet seja bem maior.

Mais é interessante que você saiba que juntamente com todas essas facilidades também vêm acompanhados, os problemas.

É importante que você consumidor, fique atento e saiba exatamente quais são seus direitos neste tipo de comércio digital:

1º - é preciso saber qual a Lei que rege todos os seus direitos, tudo flui diretamente do Código de Defesa do Consumidor, que é regido pela Lei 8.078/90.

É uma Lei que, por exemplo, garante a você que o fornecedor responde por defeitos de fabricação, em alguns casos mesmo após o tempo de garantia.

Acontecido isso garante a você consumidor de que o fornecedor terá que provar, e você não tenha que pagar mais de uma vez por determinado produto.

2º - os problemas com compras na internet fazem parte do processo, por isso, é indicado que você sempre guarde cópias dos e-mails, e de todos os contatos que teve com a empresa.

Resumindo
Outras informações que deverão ser salvas como, o valor do produto, as condições para pagamento, ofertas e descontos, prazos de entrega e demais informações que possam garantir sua segurança.