Por
18/07/2018

Escritório de Advocacia do Futuro: As Tendências Tecnológicas

 

Estamos vivendo em uma era repleta de novas ideias, o que culmina com uma grande evolução, especialmente no que diz respeito à tecnologia. Por consequência, isso tem impactado praticamente todas as esferas de trabalho ao redor do mundo, incluindo a área jurídica.

 

Não por acaso, um dos termos que ganham cada vez mais destaque nesse meio é o da “advocacia do futuro”. Mas o que isso significa exatamente? Como um escritório pode se adequar a essas novas tendências tecnológicas?

 

Essas são perguntas comuns que serão facilmente esclarecidas ao longo do texto. Nos próximos tópicos, portanto, apresentamos todos os detalhes sobre esse cenário cada vez mais importante no universo jurídico. Confira!

 

O que é escritório de advocacia do futuro

 

Conforme o próprio nome sugere, uma advocacia do futuro é aquela pautada em um escritório que não mais ignora o poder da tecnologia. Em outras palavras, diz respeito a uma categoria de profissionais que já reconhecem a importância de ter as inovações como aliadas.

 

Esses advogados normalmente estão sempre atentos ao que há de novo no mercado. Como consequência, buscam sempre avaliar aquilo que pode ser útil à rotina de trabalho. Para estes, a boa notícia é que hoje em dia não faltam boas opções.

 

A lista inclui aquelas capazes não só de facilitar o dia a dia, mas também de aumentar a produtividade e a rentabilidade.

 

A advocacia e as inovações tecnológicas

 

Diante desse cenário, quem decide se render às tendências tecnológicas pode fazer uma perfeita leitura de seu impacto nas muitas frentes do meio. Como consequência disso, é possível até desempenhar um papel importante na renovação do mundo judiciário.

 

Antes disso, no entanto, é possível melhorar a eficiência no atendimento e otimizar tanto a captação de clientes quanto à agilidade nos processos. Em outras palavras isso significa estar à frente da concorrência.

 

Para uma melhor compreensão, portanto, mostramos agora alguns exemplos de tecnologias e como elas são úteis no cotidiano de um escritório.

 

Software jurídico

 

Com a missão de facilitar a vida e fornecer conteúdo relevante a advogados, hoje em dia mais de 100 startups já desenvolvem softwares jurídicos.

 

Essas ferramentas estão posicionadas em diferentes vertentes, mas normalmente se destinam a oferecer benefícios tais como:

 

  • recolhimento e análise de informações jurídicas;
  • automação de registro de dados relativos a processos;
  • automatização de documentos jurídicos;
  • cadastro de clientes
  • acompanhamento do ciclo de vida de processos e contratos de clientes;
  • solução de problemas e conflitos de maneira criativa por meio da inteligência artificial;
  • geração de faturas, notas fiscais e boletos; e
  • cadastro de novos parceiros da área jurídica.

 

Chatbots

 

Os chatbots, são, na prática, softwares de comunicação automatizados. Uma vez programados, eles podem responder de maneira autônoma as perguntas realizadas por clientes em um primeiro contato na internet.

 

O termo em si, portanto, vem da junção dos nomes “chat” (conversa) e “bot” (robô), o que ilustra bem do que se trata. Eles são destinados a facilitar o atendimento ao cliente, que por sua vez está cada vez mais exigente.

 

Assim é possível prestar um bom atendimento sem gastar muito tempo ou ter de direcionar uma equipe específica a essa finalidade. Dessa forma, se mostram cada vez mais necessários aos escritórios de advocacia do futuro.

 

É bem verdade que muitas vezes a dúvida do cliente vai exigir uma conversa direta e um atendimento mais humanizado. Apesar disso, porém, um chatbot pode sem sombra de dúvida, reduzir bastante o tempo das consultas jurídicas.

 

Armazenamento em nuvem

 

Aqui temos uma tecnologia que vem se tornando cada vez mais popular em diversos segmentos, incluindo o jurídico. Na prática, trata-se da possibilidade de salvar arquivos na própria internet (nuvem) e compartilhá-lo com outras pessoas.

 

Graças a essa inovação, hoje em dia os escritórios podem guardar e compartilhar documentos, seja em um sistema de nuvem próprio ou de terceiros.

 

Com isso, advogados e estagiários conseguem acessar e editar facilmente as peças necessárias sem ter de usar o mesmo PC de quem o compartilhou.

 

Dentre os serviços mais conhecidos nesse sentido, estão o Google Drive, do Google, One Drive, da Microsoft, e o Dropbox.

 

Marketing digital

 

Com o avanço da internet e consequente popularização da mesma, a maior parte do mundo atualmente tem acesso à grande rede. Ao longo dos últimos anos, isso representou um grande impacto na maneira de fazer negócios, sendo fundamental aos adeptos da advocacia do futuro.

 

Uma das mudanças de maior relevância, por exemplo, se deu no que diz respeito ao marketing, que ganhou novos ares no mundo digital. Esse cenário não deu apenas origem a novos conceitos com base nos antigos, muito pelo contrário.

 

Ele também deu às pequenas e médias empresas as mesmas oportunidades das grandes organizações no que diz respeito à publicidade.

 

Para aproveitar essas possibilidades, porém, é preciso um profundo entendimento de como funciona o marketing digital. Isso pode, portanto, ser tema de um próximo conteúdo aqui no blog.

 

Videochamadas e reuniões

 

Por fim temos aqui as videochamadas, que são fundamentais para qualquer ambiente corporativo. No caso de escritórios situados em centros urbanos, por exemplo, esse tipo de ferramenta aumenta a produtividade e evita atrasos em reuniões.

 

Trata-se uma tecnologia onde os profissionais podem fazer reuniões, coachs e até pequenas conferências, tudo por meio da internet. O melhor de tudo é que graças à evolução tecnológica, ninguém precisa sequer de um computador.

 

Hoje em dia a maioria dos smartphones possui suportes a ferramentas de videochamadas. Por consequência, as lojas de aplicativos oferecem uma série de soluções compatíveis com os principais sistemas operacionais do mercado.

 

Dentre as opções gratuitas mais interessantes do mercado para essa finalidade, podemos destacar o Skype, o Hangouts do Google e o FaceTime. Opcionalmente, há ainda a ferramenta do WhatsApp destinada a essa finalidade.