Por
14/09/2017

Quando falamos em imposto de renda, logo pensamos na famosa declaração do imposto de renda que precisa ser feito anualmente, ou seja, é preciso declarar para o governo todos os bens e ganhos do ano que se passou.

Imposto de Renda
O imposto de renda é um imposto que se tornou bastante comum e normal em vários países. É cobrada uma porcentagem que pode variar do ganho anual de cada pessoa.

É importante que você se antecipe às demais pessoas na sua declaração, visto que, quando o prazo começa a ficar menor para entregá-la, todos ao mesmo tempo criam um congestionamento.

Isso acontece devido à grande demanda de pessoas no site da Receita Federal. Com isso, muitas pessoas chegam até a perder o prazo de declaração.

O que precisa para fazer a declaração do imposto de renda?
Mesmo sendo um processo que já está na nossa cota de obrigação há vários anos, muitas dúvidas surgem, e com elas muitas perguntas que devem ser respondidas.

Você deve ter dúvida sobre o que precisa para fazer sua declaração? Fique tranqüilo, você não é o único.

- Quem deve Declarar - É preciso que seus ganhos no ano anterior tenham sido iguais ou superiores ao valor de R$ 28.559,70.

- Documentos necessários – de início será preciso ter em mãos o CPF, Título de Eleitor, um documento para comprovar a profissão, comprovante de residência, cartão bancário e a declaração do imposto de renda do ano anterior.

É preciso lembrar que o cartão do bancário é para ter o número da conta em caso de restituição do imposto e a declaração anterior se caso tenha declarado anteriormente.

- Informe de Rendimentos – documento que informa todos os rendimentos ganhos pelo contribuinte.

Esses são documentos básicos que precisam ser apresentados para dar entrada na sua declaração.

Além desses documentos, também é preciso que informe os documentos dos dependentes como: nome completo, CPF, data de nascimento e o grau de parentesco.

Para a dedução do imposto de renda é preciso ter tido despesas com: educação, saúde no geral, pagamento de previdência privada e oficial, Livro caixa.

Quando você passa a declarar seu imposto de renda, você também consegue uma série de vantagens, mas, muitas pessoas não conseguem perceber as vantagens como:

- Recuperação dos valores retidos;

- Comprovante de Renda;

- Agilidade em procedimentos de retirada de passaportes e vistos para viagens internacionais;

Resumindo
Pode até parecer que seja muita vantagem assim, mas, para quem precisa fazer uso de todos esses itens, faz muita diferença quando você precisa.

Um ponto muito importante e que você pode até não saber, para fazer sua declaração é importante que você procure um profissional de contabilidade, ou seja, um contador.

O contador geralmente é quem mais sabe os caminhos para que não saia nada errado com sua declaração, orientando e dando o suporte necessário para que você possa deixar tudo de acordo com o que se pede.