Por
09/09/2017

As pessoas às vezes acabam por surpreenderem-se quando se deparam com o seu nome no SPC/SERASA, mesmo que você não tenha feito algo ou deixado de pagar alguma conta.

Sabemos que a inadimplência é um problema que se tornou bastante comum no Brasil, e vem aumentando a cada dia.

Diante desse problema o consumidor precisa saber que existem direitos que o garantem, como é o caso do mesmo ser exposto ao ridículo, não sofrer constrangimento e ser ameaçado quando tiver débitos.


SPC/SERASA

Estes são os órgãos que muitas pessoas fazem parte, mesmo quando não sabem. São o Serviço de Proteção ao Crédito – SPC e Centralização de Serviços aos Bancos – SERASA.

Existe uma estimativa de que 55,3 milhões de Brasileiros aproximadamente tenham seu nome negativado Serviço de Proteção ao Crédito.

O que é preciso que as pessoas saibam é que muitos desses nomes que lá se encontram podem estar lá de maneira errada.

E o pior é que você nem sabe que seu nome se encontra nesta lista de negativados.

Você precisa saber que, caso isso aconteça ou esteja acontecendo com você, é possível que busque uma reparação de ordem judicial devido o transtorno causado.

Isso pode ser feito principalmente devido você ficar inadimplente, podendo te causar bastante prejuízo, constrangimento, em casos de restrição indevida ao seu nome.

Caso isso aconteça com você, saiba que é dado o prazo de no máximo 5 dias para que seu nome seja retirado da lista de negativado.

Caso não aconteça, a infração é considerada como grave, assim você poderá buscar judicialmente o pedido de reparação em forma de indenização.

Para melhor te ajudar a resolver o problema, é preciso que você busque juntar o maior número de provas possíveis de que seu nome está negativado de forma errada.


Informações ao Consumidor

- Qualquer consumidor independentemente do que seja, tem direito reservado de pedir informações de forma gratuita. Art. 72 Código de Defesa do Consumidor;

- O consumidor deverá ser informado de forma escrita que seu nome foi inserido no cadastro do SPC/SERASA;

- A partir do vencimento da sua dívida, o nome do consumidor deverá ser retirado da lista de inadimplentes completados 5 anos;

- Quando há uma negociação e a dívida for parcelada, a partir do pagamento da primeira parcela a dívida o nome deverá ser retirado da lista do SPC/SERASA.

A partir de todas essas informações, o consumidor sabendo que seu nome está negativado, deverá procurar a instituição que incluiu seu nome na lista negativada para buscar informações sobre seu nome.


Resumo

O número de inadimplentes no Brasil é muito grande, as pessoas na sua grande maioria preferem deixar e esperar para quando puderem pagar o total da dívida.

Só que isso acarreta no aumento cada vez maior dessa dívida, sendo assim, caso isso aconteça é melhor procurar a instituição para buscar a melhor solução para todos.

Caso se comprove o erro, na inclusão do seu nome em uma lista de negativados, procure a ajuda de pessoas que realmente estejam dispostas a te ajudar.